sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Professor de Língua Inglesa do Século XXI

Pensar em um professor do século XXI não é pensar em um docente totalmente diferente de um do século XX, mas em um profissional mais consciente, mais crítico e mais preparado para as transformações sociais. Por isso, segundo Belloni (1999), um dos principais desafios da educação neste século é capacitar os alunos a continuarem sua própria formação ao longo da sua vida profissional, já que em função das rápidas mudanças no mundo contemporâneo, “eles podem ter de exercer funções ainda inexistentes” (Tavares, 2003). Além disso, hoje em dia, a formação de professores do século XXI deve estar preocupada em preparar futuros professores para lidarem com as inovações tecnológicas e suas conseqüências pedagógicas, seja para o ensino presencial que conta com o apoio tecnológico ou para o ensino a distância via internet.
Deparamo-nos, então, com a velocidade e o tempo. Tempo que nem sempre temos, mas do qual precisamos. Tempo para uma ampla e profunda reflexão sobre nossa formação profissional. Tempo para entender o novo tempo em que vivemos, o da pós-modernidade, o da crise de identidades e de papéis na sociedade do século XXI (Hall, 2005).
De fato ainda há muito a ser feito para que o professor do século XXI desenvolva competências que o ajudem a tornar a tecnologia uma ferramenta tão comum para ele como o livro didático. Além disso, precisamos ainda de muitas discussões, esclarecimentos, incentivos governamentais, apoio técnico e motivação para integrar a tecnologia às nossas práticas pedagógicas.

Nenhum comentário: